Património Industrial

Vila Real de Santo António é uma cidade rica quando toca a património industrial. No entanto, este ao longo dos anos tem vindo a deteriorar-se como se pode confirmar através das fotografias do slide.

O património industrial em Portugal ainda é pouco valorizado, por todo o país pode-se assistir à degradação do património industrial. Preservar e valorizar o património industrial é uma forma não apenas de manter memória de uma cidade, mas de consequentemente a memória de um país. Deve-se então preservar este para melhor interpretação dos lugares e das paisagens.

A importância do património industrial só foi distinguida em 1978 com a criação do Comité Internacional para a Conservação do Património Industrial durante o 3º Congresso Internacional para a Conservação dos Monumentos Industriais em Estocolmo.

“A arqueologia industrial, como área de estudo do processo de industrialização através do exame sistemático dos monumentos e artefactos sobreviventes deste processo, tem papel fundamental na preservação da máxima documentação, através do estudo, inventário e divulgação do património industrial, pois não seria realista esperarmos que a conservação do conjunto destes bens se faça de forma integral.”

Este é um património muito susceptível a que seja destruído, seria então urgente criar políticas de ordenação urbana de forma a recuperar as áreas industriais obsoletas.

Deixo aqui o link da página da Associação Portuguesa de Arqueologia Industrial : http://apai.cp.pt/

Fonte Consultada:

http://snh2007.anpuh.org/resources/content/anais/Elo%EDsa%20Dezen-Kempter.pdf

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: