Ria Formosa, Maravilha de Portugal

 A Ria Formosa conquistou o título  na categoria de Zona Marinha das Sete Maravilhas Naturais de Portugal, vencendo assim o Arquipélago das Berlengas e a Ponta de Sagres que concorriam na mesma categoria.

O Parque Natural da Ria Formosa é uma das riquezas naturais do Algarve. Este tem 60 km que se estende desde Ancão (Loulé) a Manta Rota (Vila Real de Santo António).

Grande parte da área corresponde ao sistema lagunar da Ria Formosa, um cordão de ilhas e penínsulas arenosas dispostas paralelamente à costa, protegendo uma laguna que forma um labirinto de sapais, canais, zona de vasa e ilhotes. Este cordão é constituído fundamentalmente pela Península do Ancão (que inclui a incorrectamente chamada “ilha de Faro”), as ilhas da Barreta, Deserta, Farol-Culatra (onde se encontra o farol de Sta Maria e a povoação piscatória da Culatra, frente a Olhão), ilhas da Armona-Fuseta, de Tavira, Cabanas e, finalmente, Península de Cacela.

Esta área foi classificada em 1971 como sendo uma área de interesse internacional devido às espécies que se encontram nela. No Inverno abriga-se espécies do norte e do centro da Europa, tais como: Pato-trombeteiro, Marrequinho-comum, Maçarico-real, Tarambola cinzenta, entre outras.

Outro animal que está quase extinto na Europa que se pode encontrar neste espaço é o camaleão.

A Ria Formosa tem grande importância económica para a zona onde está inserida devido à abundância de marisco e até de peixe, tais como robalo e dourada, Olhão é considerado a capital da Ria Formosa.

Camaleão

Mais informação clique

Fontes Consultadas:

http://www.regiao-sul.pt/

http://www.olhao.web.pt/parquenatural.htm

Imagem de destaque retirada de: http://www.turismodeportugal.net/2010/05/parque-natural-da-ria-formosa-algarve/

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: