Museu de Portimão

 

Museu de Portimão

O museu de Portimão foi eleito o melhor do ano pelo Concelho da Europa. O presidente da câmara, Manuel da Luz em declaração à âgencia Lusa visou que “é muito importante porque reconhece um trabalho realizado desde os anos 80”.  Sublinhou ainda que este museu tem características muito próprias, sendo um museu instalado numa antiga fábrica de conservas, uma actividade que foi a forma de sustento de muitas famílias, “as conservas e as pescas eram, em meados do século passado, as actividades principais do município de Portimão e hoje em dia as pessoas revêem-se neste museu, onde se sentem sempre em casa, porque têm um amigo, um familiar, que trabalhou numa fábrica de conservas. Esta identidade ligada à nossa cultura e à nossa actividade económica primordial está representada de maneira pedagógica, de maneira didáctica, neste museu e é fácil entrar nele e mexer com os instrumentos de carácter tecnológico e interactivos que permitem o contacto com informação que muitas pessoas desconheciam.” 

O museu de Portimão foi inaugurado a 17 de Maio de 2008 pelo antigo Ministro da Cultura António Pinto Ribeiro e pelo actual Presidente da Câmara Municipal de Portimão, Manuel da Luz. As suas instalações estão na antiga fábrica de conservas, Feu. O museu resultou de um investimento de 9,5 milhões de euros, nele há espaço para exposições, auditório, oficina e laboratório de conservação e restauro e um centro de documentação/arquivo.  Para quem desejar visitar o museu os preços variam entre 1,5 € a 3€. 

Para saber mais sobre o museu: http://www.cm-portimao.pt/NR/rdonlyres/FEB3DC8D-29F5-43CA-8B8B-FAB2182D2BB4/0/SaiTudMus_AFabVolAct.pdf 

Vila Real de Santo António deve olhar para este museu como um exemplo para levar o seu projecto avante, é necessário preservar o património e uma memória colectiva como Portimão o fez. O Presidente da autarquia de Portimão considera o museu como “um espaço que mantém viva a memória de todos quantos viveram da indústria conserveira.” 

Fontes:

http://www.cm-portimao.pt/

http://sic.sapo.pt/online/noticias/cartaz/museu+de+portimao+eleito+o+melhor+do+ano+pelo+conselho+da+europa.htm

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: